Como comprar ou alugar imóvel? Qual o negócio imobiliário ideal para você?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Muitas pessoas têm dúvidas entre comprar ou alugar imóvel. Se você também já teve essa dúvida, saiba que para essas duas opções há várias vantagens.

Muitas pessoas têm dúvidas entre comprar ou alugar imóvel. Se você também já teve essa dúvida, saiba que para essas duas opções há várias vantagens. Além disso, a decisão entre uma ou outra opção também dependerá do seu perfil como cliente. Existem pessoas que por morarem temporariamente em uma cidade, preferem alugar um imóvel, outras preferem ter uma casa ou apartamento para chamar de seu.

No entanto, para te ajudar a saber qual é o melhor negócio imobiliário, continue com a gente e preste atenção em nosso artigo! Daremos algumas dicas incríveis sobre o assunto!

Quais as vantagens de comprar ou alugar imóvel?

Comprar

Oferece estabilidade à família

Quem compra um imóvel não precisa se preocupar com o valor do aluguel no final do mês. Além disso, você não terá preocupações caso o proprietário decida vender a casa ou o apartamento em que você mora. Lembre-se que existem muitos imóveis por aí que são propriedade de herdeiros e estes podem sim querer desfazer da casa ou do apartamento.

Permite a realização de reformas e construções

Outra vantagem de comprar um imóvel é que permite realizar reformas e construções. Também garante a você um bem que pode ser valorizado com o tempo. Com o dinheiro gasto com o imóvel, você poderá valorizar ainda mais o local onde vive.

Realizar um sonho pessoal

A compra de um imóvel também significa para muitos uma realização pessoal. É realmente um sonho concretizado. E, portanto, há pessoas que não abrem mão da sua casa própria. Sem contar que o imóvel é seu e você poderá fazer o que deseja com ele, não é verdade?

Alugar

É mais barato do que comprar

Alugar um imóvel é mais barato do que comprar e isso é uma grande vantagem se você não tem muito dinheiro disponível e não quer abrir mão de um espaço, conforto e uma boa localização.

Dá para fazer outros investimentos

Como você não tem que se preocupar com a manutenção do imóvel a longo prazo, grandes consertos ficam sob a responsabilidade do proprietário do imóvel. Assim, dá para guardar dinheiro e fazer outros investimentos, seja títulos públicos ou em um negócio.

Dá mais liberdade ao morador

Além da questão financeira, o aluguel dá mais liberdade. Você pode mudar de casa, de cidade ou até mesmo de país sem muitas dificuldades, ou quem sabe resolver morar perto do trabalho. Basta alugar a sua casa ou apartamento preferidos no local que desejar, não é verdade?

Qual é o perfil de quem compra ou aluga um imóvel?

Quem compra

O perfil de quem compra imóvel pode mudar de acordo com cada cidade. Em São Paulo, por exemplo, um levantamento feito por uma consultoria de imóveis definiu o perfil dos compradores na capital. A maioria é homem (66%), solteiro (51%), com 36 anos em média e empresário (13%). Já no interior, são casais com filhos e que buscam uma casa ou apartamento para toda a família.

No Rio de Janeiro, o perfil dos compradores é parecido com os de São Paulo. Cerca de 67% deles são homens, 49% solteiros e com 39 anos. Também são empresários. Em Curitiba, os mais jovens apostam na compra de imóveis não só para morar, mas também como uma maneira de investir.  Segundo informações de uma construtora, 28% dos clientes que compram um imóvel têm menos de 30 anos e 73% são solteiros.

Já em Florianópolis, uma consultoria delineou o perfil dos compradores de imóveis. Segundo os dados, 87% são homens, 46% casados e com idade entre 25 e 49 anos. Ainda em Santa Catarina, uma pesquisa realizada pelo Sinduscon revelou que a disparidade entre homens e mulheres não é tão grande. De acordo com as informações, 53% dos compradores de imóveis são homens e 43% são casais com filhos buscando um familiar.

Quem aluga

Entre os clientes que preferem alugar um imóvel, destacam-se quem faz parte da geração millennials, ou seja, a geração Y. De acordo com os dados da Today, agência de transformação digital, 80% de quem tem entre 25 e 39 anos preferem alugar um imóvel ao invés de comprá-lo.

O levantamento se baseia em dados de pesquisas disponíveis no mercado. Esses estudos analisam as preferências, peculiaridades e como o setor imobiliário deve olhar para esse público. A avaliação aponta que 41% das pessoas nascidas entre 1980 e 1995 podem deixar o trabalho em que estão após dois anos, o que tende a levá-los a mudar também do local onde moram.

Qual é o imóvel mais indicado para cada perfil?

Casa ou apartamento próprios

Imóveis grandes e para toda a família. Casa ou apartamento aconchegante, com espaço suficiente para animais de estimação e com vaga na garagem. Imóveis que estão próximos de padarias, supermercados e farmácias. Local para toda a família.

Imóvel alugado

Apartamento ou casa aconchegante. Não precisa ser um imóvel muito grande. Mas, deve ser de fácil acesso, próximo ao local de trabalho e perto de metrôs e ciclo faixas. Também é necessário ter preço acessível e ser seguro.

Agora que você já viu a diferença entre comprar ou alugar, fica mais fácil de definir a opção ideal para você, não é verdade? No entanto, lembre-se sempre de se preparar antes de fazer qualquer tipo de negócio e ficar de olho nas oportunidades que existem por aí, e lembre-se sempre de buscar negócios seguros.

Gostou do nosso conteúdo? Quer continuar bem informado? Continue com a gente em nosso site e confira as novidades!

Deixe seu comentário

Sobre a Portal Imóveis

A Portal Imóveis é uma empresa moderna e arrojada, que atua no mercado imobiliário desde 2000, com venda, locação e administração de imóveis no Vale do Itajaí e Litoral.

Posts recentes

Siga-nos