Saiba tudo sobre a suspensão do financiamento imobiliário

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Devido ao Coronavírus, a Caixa Econômica Federal anunciou algumas medidas. Entre elas está a suspensão do financiamento imobiliário por 60 dias. Confira!

Diante da pandemia do Coronavírus, a Caixa Econômica Federal anunciou no dia 18 de março, um pacote de medidas que vai minimizar os efeitos do vírus que preocupa tanto o Brasil quanto o mundo. Entre as medidas, está a suspensão do financiamento imobiliário por 60 dias, inclusive das prestações. Com isso, o banco injetará R$ 78 bilhões na economia. 

Além disso, a Caixa também vai reduzir os juros de várias linhas de crédito. Outro serviço será o de Pausa Estendida, de até dois meses de contratos habitacionais, tanto para pessoa física, quanto para jurídica. Isso será possível desde que as pessoas estejam adimplentes ou com até dois meses em atraso nas prestações do financiamento. 

No entanto, como vai funcionar o serviço de Pausa Estendida? Isso é o que vamos explicar neste post. Acompanhe! 

O que é o serviço de Pausa Estendida? 

É um serviço oferecido em caráter emergencial pela Caixa Econômica Federal. Ele pode ser acessado através do aplicativo Habitação Caixa ou pelo Telesserviço (telefones 3004-1105 para capitais ou 0800 – 726 0505 para demais cidades, opção 7 da URA, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, exclusivamente para contratos habitacionais Pessoa Física). 

Você também pode acessar o serviço pela nova versão do aplicativo, sendo necessário atualizar o app através da loja Google Play. Já para quem tem contrato Pessoa Jurídica, o cliente deverá entrar em contato com o gerente do banco para formalizar a solicitação. 

Quem pode solicitar a suspensão do financiamento da Caixa?

Pessoas físicas e jurídicas com operações de crédito com a Caixa podem solicitar a suspensão do financiamento. Se você é pessoa física, poderá solicitar a pausa dos pagamentos, de até duas prestações, nas operações parceladas de crédito pessoal e nos contratos de financiamento da casa própria. 

Isso será feito pelo app de Habitação Caixa, sem a necessidade de você comparecer às agências. Já as empresas com contratos habitacionais também poderão solicitar a pausa estendida em até duas prestações. Essas empresas ainda terão carência de até 60 dias nas operações parceladas de capital de giro e renegociação. 

Como ficarão os juros?

A Caixa também anunciou redução dos juros nas suas principais linhas de crédito. O crédito consignado, que é oferecido aos aposentados e pensionistas do INSS será ampliado pelo banco. Os juros serão a partir de 0,99% ao mês. Já as linhas de capital de giro, voltadas às empresas, receberam um reforço de R$ 50 bilhões na semana passada e terão uma queda de 45% nos juros, passando a cobrar taxas de 0,57% ao mês. 

Quais passos seguir para suspender as parcelas do financiamento? 

Para solicitar a suspensão do financiamento imobiliário, siga os seguintes passos: 

1. Acesse o aplicativo Habitação Caixa;

2. Efetue o login;

3. Acesse a aba “Serviços”;

4. Clique na opção “Solicitar Pausa Emergencial”;

5. Leia as orientações e clique em “Próximo”;

6. Informe o número do celular e autorize a Caixa a enviar SMS sobre a solicitação;

7. Clique em “Solicitar Pausa”.

Como você pode ver, a suspensão do financiamento imobiliário é para minimizar os efeitos do Coronavírus na economia. Caso você tenha ainda alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a sua agência bancária mais próxima e esclareça as suas dúvidas.

O Portal Imóveis também está na luta contra o Coronavírus e divulga a hashtag #FiqueEmCasa. Aproveite o seu tempo e conheça as melhores opções em casas ou apartamentos em nosso site!

Deixe seu comentário

Sobre a Portal Imóveis

A Portal Imóveis é uma empresa moderna e arrojada, que atua no mercado imobiliário desde 2000, com venda, locação e administração de imóveis no Vale do Itajaí e Litoral.

Posts recentes

Siga-nos