Como escolher o seu imóvel na praia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Morar no litoral é o sonho de muitas famílias brasileiras. Mas para escolher o imóvel na praia com segurança existem algumas dicas infalíveis que você pode seguir, e nós te damos elas agora!

Sol, mar, brisa, pé na areia. Quem nunca sonhou em ter aquela casa ou apartamento à disposição para passar as férias no litoral, não é mesmo? Porém são tantas opções que um comprador desatento pode acabar adquirindo um imóvel na praia que não atende realmente as suas necessidades, e assim tornar as férias mais cansativas e frustrantes.

O Litoral de Santa Catarina é uma das regiões mais procuradas por turistas todo o estado e também de outras partes do Brasil e do mundo. Algumas das praias consideradas as mais bonitas do país estão localizadas em Santa Catarina, e são o destino preferido no verão ou nas férias de muitos viajantes.

Por isso, ter um imóvel no litoral pode ser muito mais vantajoso do que realizar um aluguel ou ficar em um hotel todas as vezes que for à praia. Além disso, ter o seu próprio apartamento ou casa na praia pode ser muito mais econômico, render menos estresse de viagem, e oferecer muito mais conforto.

Leia também: Como escolher o destino ideal no litoral norte catarinense

Dicas para escolher o seu imóvel na praia.

O primeiro passo é decidir qual o tipo de imóvel é o mais adequado para você. Se a sua intenção é a moradia, passar as suas férias no imóvel, por exemplo, considere suas necessidades e de quem irá com você. Dessa forma, se a sua família irá viajar frequentemente com você, e houverem crianças, idosos ou pets, talvez uma casa ou um apartamento no andar térreo seja mais adequado e cause menos transtornos durante a estadia.

Assim também, se você pretende investir para realizar a locação do imóvel na praia, é importante pensar em que tipo de público você quer alcançar. Quem são as pessoas que costumam procurar imóvel no local onde você está comprando, e se o seu imóvel irá agradar o seu público.

Considere o seu orçamento!

Hoje em dia é possível realizar bons negócios nos mais variados tipos de imóvel na praia, seja casa, apartamento, terreno, sítio, ou até imóvel comercial. Contudo, você deve ter claro qual valor você pode e está disposto a investir nesse imóvel.

Além do orçamento para a compra do imóvel, verifique também o seu orçamento para manutenções. Uma casa ou apartamento em condomínio pode contar com uma estrutura de manutenção que te deixaria mais despreocupado, especialmente se a sua intenção é passar apenas temporadas no local.

Já uma casa sozinha no terreno na praia demanda a manutenção do gramado, a limpeza do terreno, o cuidado com os móveis e eletrodomésticos por conta da deterioração provocada pelo sal marinho trazido com o vento. Sendo assim, você deve se perguntar: “Terei tempo para esses cuidados?”, “Tem a possibilidade de pagar alguém para realizar essa manutenção quando eu estiver fora?”

Claro que, se a sua intenção é estabelecer moradia no litoral, ou ir com bastante frequência, esses quesitos podem ser facilmente resolvidos, e você não precisa ter dores de cabeça com isso.

Escolha a localização certa.

Essa é a parte mais complicada. Entre tantos destinos maravilhosos, encontrar aquela praia para onde você sempre vai querer voltar sem enjoar pode ser uma tarefa e tanto. Contudo, existem algumas estratégias que podem tornar a decisão pelo imóvel certo na praia mais fácil, como por exemplo:

  1. Preste a atenção em quem irá viajar com você, de novo. Praias mais agitadas, onde a maré é bandeira vermelha, por exemplo, podem ser muito perigosas para levar as crianças. Já praias mais badaladas, com muitos bares, restaurantes e lanchonetes ao redor, podem ser ideais para pessoas com vida social mais agitada, para quem irá viajar com amigos.
  2. Opte por praias em localizações mais estratégicas. Regiões de fácil acesso a duas ou três praias diferentes fazem com que as férias sejam ainda mais divertidas, e com muito mais opções de lazer e passeios.
  3. Verifique a infraestrutura. Não adianta estar em um lugar bem tranquilo e isolado se você tiver que se deslocar grandes distancias para comprar pequenos itens. Com supermercados, mercadinhos, padarias, postos de gasolina, entre outros na região, torna a estadia ainda mais tranquila.

Uma boa dica é pesquisar e visitar as praias e as localidades que mais te atraem antes de decidir pelo lugar ideal. Converse com amigos e com a vizinha do local. Assim, você vai perceber se realmente aquele lugar irá atender as suas necessidades, e garantir memórias incríveis das suas férias.

Agora que você já decidiu o tipo de imóvel e a localização, é hora de encontrar o seu imóvel!

Leia também: Morar na praia: Balneário Piçarras

Faça a sua wish list!

Pense na estrutura do imóvel que melhor irá lhe atender e faça uma lista. Dessa forma você consegue refinar a sua busca e chegar mais rápido àquilo que você deseja.

Coloque na ponta do lápis:

  • A quantidade de quartos;
  • O tipo de cozinha;
  • Se você deseja que ele seja mobiliado, semi mobiliado ou sem móveis;
  • Quantos banheiros, quantas suítes;
  • Se você deseja piscina, se precisa ter quintal ou jardim
  • A distância máxima da praia que você deseja.

O que você gostaria que houvesse na vizinhança também pode (e deve) entrar na sua lista.

Porém, muito cuidado! Muitas pessoas fantasiam pelo imóvel dos sonhos, que às vezes ainda não existe. Por isso, ser razoável e estar disposto a fazer concessões, é fundamental. Tenha em mente a possibilidade de abrir mão de alguns itens para obter outros ou permanecer dentro do orçamento.

Sendo assim, o recomendado é que você crie a sua wish list categorizando os itens. Separe o que é essencial e você não pode abrir mão, o que é muito importante para você, mas que você poderia abrir mão visando obter outros itens essenciais, e aquilo que você gostaria muito, mas não é tão importante assim, o que entraria como um bônus.

Conte com ajuda profissional!

Essa é a dica mais importante. Um profissional, corretor ou imobiliária podem te ajudar a se manter dentro do seu orçamento, e encontrar o imóvel ideal para você e para a sua família.

Além disso, com o auxílio profissional a busca fica mais fácil e cada detalhe importante para você não irá passar despercebido. Dessa forma, corretor poderá tirar suas dúvidas sobre o local, sobre os melhores empreendimentos da região, e te auxiliar na negociação com o proprietário.

Contar também com uma imobiliária e com corretores sérios faz toda a diferença, evitando que você caia em maus negócios e tenha dores de cabeça no futuro. Por isso, a Portal conta com um time de especialistas em imóveis em todo o litoral catarinense, prontos para te atender. Clique aqui e fale agora com um dos nossos corretores de plantão. Deixe a Portal encontrar o seu imóvel ideal!

Deixe seu comentário

Sobre a Portal Imóveis

A Portal Imóveis é uma empresa moderna e arrojada, que atua no mercado imobiliário desde 2000, com venda, locação e administração de imóveis no Vale do Itajaí e Litoral.

Posts recentes

Siga-nos