Morar Juntos: Como escolher primeiro imóvel do casal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Morar juntos é uma decisão que vem cheia de desafios para o casal, e o primeiro deles é encontrar o imóvel ideal.

Morar juntos e dar início a uma vida a dois com certeza é um passo extremamente importante para qualquer casal. Porém, existem coisas que ninguém te conta sobre a vida a dois. Dividir o mesmo teto com outra pessoa é uma tarefa que exige muita resiliência e adaptação, por isso, esse teto precisa ser muito bem escolhido.

Seja dando um passo de cada vez começando por um aluguel compartilhado, ou saltando de vez sem paraquedas e comprando um imóvel juntos, existem alguns pontos importantes para prestar atenção e tornar essa decisão mais tranquila para ambos.

Nesse texto, separamos algumas dicas para ajudar você e o seu parceiro ou parceira fazerem a melhor escolha na hora de adquirir o seu primeiro imóvel juntos.

QUEBRANDO TABUS DOS SEGREDOS FINANCEIROS

Pesquisas do SPC Brasil apontam que 46% dos casais brasileiros brigam frequentemente por conta de questões financeiras. Além disso, estudiosos afirmam ainda que problemas financeiros são a segunda maior causa de divórcio no mundo. E engana-se quem pensa que estamos nos referindo a falta de dinheiro.

Na realidade, o grande problema, de acordo com especialistas, é a falta de diálogo e a manutenção de segredos sobre o aspecto financeiro do casal. Quando um (ou ambos) não é honesto com o parceiro sobre quanto ganha e/ou quanto gasta, as chances de conflitos acontecerem e desgastarem o relacionamento são muito maiores.

Mas, o que isso tem a ver com a escolha do imóvel?

Após a decisão de casar ou morar juntos, o primeiro passo para escolher o lar ideal é analisar o seu planejamento financeiro e do seu parceiro ou parceira. Isso é essencial para decidir o quanto é possível investir e que tipo de negócio realizar, se uma compra ou um aluguel.

Tanto para locação quanto para compra de um imóvel, é possível combinar rendas para melhorar as chances de o cadastro ser aprovado. Dessa forma, ser transparente com o seu parceiro é fundamental.

DICA RÁPIDA! Abrir uma conta conjunta pode ser uma boa opção para que ambos tenham controle das contas. Além disso, uma poupança ou uma aplicação conjunta pode ajudar a juntar aquela grana que faltava para comprar o primeiro apartamento do casal.

Agora que vocês já conversaram sobre as finanças, e já sabem o quanto podem investir, é importante avaliar qual a melhor LOCALIZAÇÃO para vocês morarem.

Acredite, o bairro certo pode influenciar muito no sucesso da relação a partir do momento em que se decide morar juntos. Ele irá influenciar diretamente na qualidade de vida do casal.

Claro que adaptações precisarão ser feitas de ambos os lados, mas escolher bem a localização é muito importante. Uma boa localização pode evitar muito estresse, cansaço e irritabilidade dos dois.

Por exemplo, se um parceiro trabalha num ponto x da cidade, e o outro em um ponto y, escolher um imóvel no meio do caminho do trabalho de ambos pode evitar muita dor de cabeça. Se o imóvel é acessível para você e para ele (a), ou mesmo que seja um pouco mais longe para um dos dois, é possível evitar rotas com muito trânsito e engarrafamentos. Só isso já pode facilitar muito no dia a dia do casal.

Além da rota do trabalho, a rotina como um todo e outros locais de importância para ambos devem ser considerados. Avalie se o imóvel fica próximo de locais onde vocês frequentam como cursos, academias, restaurantes preferidos. Se vocês precisam dar atenção a algum familiar que não irá morar com vocês, o recomendável é que o imóvel também tenha fácil acesso ao lugar onde esse familiar morar, evitando problemas e desgastes futuros.

Por falar em rotina, outras necessidades do casal, de forma individual e de forma conjunta, precisam ser avaliadas na escolha do imóvel em si. Por exemplo, alguém precisa de espaço para trabalhar home office? O condomínio oferece opções como academia, playground, piscina? Isso é relevante par ao casal? O prédio possui elevador, ou é preciso subir muitos lances de escadas?

Na ponta do lápis!

Faça uma listade necessidades e desejos. Com a lista em mãos, avaliem o que estão dispostos a abrir mão e o que é essencial para si. Dessa forma, vocês podem traçar o perfil do imóvel ideal para transformarem juntos em um lar.

Outra dica muito importante é PENSE NO FUTURO. Se vocês são um casal jovem e que pretendem aumentar o tamanho da família, precisam ter isso em mente na escolha do imóvel para morar juntos.

Vocês pretendem ter filhos logo, ou isso é planejamento para mais anos à frente? Se a intenção é ter um filho a curto prazo, se perguntem se o imóvel oferece estrutura para uma criança crescer com segurança. Existem escolas, creches, hospitais, farmácias próximos ao imóvel? Existem áreas de lazer para crianças no entorno?

Se a resposta para essas perguntas for “não”, talvez seja melhor optar por um imóvel onde vocês permanecerão por pouco tempo do que por um imóvel no qual vocês ficarão presos a parcelas de financiamento por um longo período.

É claro que vocês podem verificar a possibilidade de vende-lo ou pôr para locação depois. Assim, o casal pode se mudar no futuro para um imóvel que tenha condições para uma criança viver bem.

CONTE COM UMA TERCEIRA PESSOA.

Busque a ajuda de um profissional qualificado nesse momento tão importante para o casal. Um corretor ou uma imobiliária podem auxiliar o casal a superar todos esses obstáculos, para que você e o seu parceiro ou parceira consigam fazer a escolha certa. Começar a vida a dois não é fácil, mas com a estrutura adequada e o apoio especializado, vocês podem dar esse primeiro passo na construção de um lar feliz com muito mais segurança.

A portal conta com uma equipe de profissionais especializadas em venda e locação de imóveis que está sempre pronta para te atender e tirar todas as suas dúvidas. Quer saber mais? Clique aqui e fale agora com um dos nossos atendentes de plantão.

Deixe seu comentário

Sobre a Portal Imóveis

A Portal Imóveis é uma empresa moderna e arrojada, que atua no mercado imobiliário desde 2000, com venda, locação e administração de imóveis no Vale do Itajaí e Litoral.

Posts recentes

Siga-nos