Morar sozinho: o que ninguém te conta sobre esse sonho de liberdade?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Aluguel, boletos, manutenção, louça na pia. Morar sozinho tem muito pouco do glamour que muita gente pensa. Mas para você você não ser pego de surpresa, liberamos os segredos que ninguém te conta sobre esse sonho de liberdade.

Sair da casa da família, ou da república de estudantes e morar sozinho é o sonho de liberdade de muitos jovens no Brasil. Porém, ao se deparar com a realidade da vida solo, muitos se perguntam: Por que ninguém me avisou antes?

Isso agora não será mais um problema, porque nós, além de te alertar sobre os desafios de morar sozinho, também vamos te contar tudo o que você precisa saber para viver plenamente a vida do adulto solo.

Antes de tudo, entenda que querer não é poder, e dinheiro não nasce em árvore.

Por isso o planejamento financeiro é o primeiro e mais importante passo que você precisa dar antes de sair em busca de um lugar para chamar de seu. Encare as suas finanças de forma realista, deixando claro:

  1. O quanto você tem disponível no momento?
  2. O quanto você precisa para conseguir suprir todas as suas necessidades sozinho?
  3. Qual o valor que você ainda precisa levantar para dar o primeiro passo?
  4. Como você poderia conseguir esse valor sem comprometer drasticamente o seu orçamento?

Com esses quatro tópicos claros, você estará apto para definir em que tipo de imóvel você deseja morar, e qual tipo de negócio é possível fazer. É possível já partir para a busca de um imóvel próprio, realizar um financiamento, ou o aluguel é a sua melhor opção no momento?

Contudo, se você ainda não pode comprar o seu imóvel dos sonhos, não desanime! Uma coisa que ninguém te conta é que é possível encontrar imóveis excelentes para morar sozinho com valores muito em conta. O mais importante é saber quais as suas reais necessidades. O imóvel ideal é aquele onde tudo flui e você consegue se sentir em casa.

E isso nos leva ao segundo ponto:

A localização ideal faz muita diferença

Ninguém te conta que a solidão é algo real e pode te afetar muito. As festas todos os finais de semana e a casa cheia de amigos todos os dias é apenas uma ilusão do imaginário coletivo. A realidade é que morando sozinho, em muitos momentos você irá se sentir só.

Sendo assim, o imóvel com a localização certa pode, sim, ajudar a amenizar essa sensação. Estar um local com acesso fácil aos lugares que você já frequenta atualmente e a casa de amigos e parentes, ajuda a diminuir a sensação de isolamento e distanciamento. Assim, você viver toda a sua independência e evitar a terrível sensação de solidão.

Analise a sua rotina e quais as suas necessidades. Escolher bairros com boa infraestrutura e autossuficientes é uma ótima maneira de refinar a sua seleção pelo bairro ou região ideal para morar. Ter um supermercado próximo de casa, farmácias e padarias, por exemplo, facilita muito o dia a dia de quem mora só. Verifique o que é importante para você, busque imóveis com proximidade e fácil acesso a esses locais.

Lembre-se, você não precisa morar realmente sozinho. Um companheiro pet pode ser uma boa pedida.

Mas atenção: muitos condomínios não aceitam animais ou tem regras para os moradores que possuem pets. Alguns proprietários também podem proibir a criação de animais no imóvel alugado. Se você já possui animal de estimação ou pretende adotar um após a mudança, certifique-se de que não haverá restrições.

Além disso, todo o cuidado daquele animalzinho agora será responsabilidade sua. Por isso, se você não é do tipo que curte limpar a sujeira, dar comida, dar banho e levar pro veterinário, talvez seja melhor virar pai/mãe de plantinhas.

Você não precisa fazer tudo sozinho. Peça ajuda!

Morar sozinho, viver sozinho, fazer tudo sozinho e não pedir ajuda de ninguém. Esse é mais um mito da vida dos moradores solos que você precisa quebrar agora mesmo. Não é porque na sua casa você será o único morador que você não pode pedir ajuda.

  1. A sua mãe pode ajudar com as instruções de uso da máquina de lavar;
  2. O seu pai pode te ensinar a instalação do chuveiro;
  3. Os seus amigos podem ter móveis em boas condições que queiram se desfazer, e te vender por um valor mais acessível;
  4. A mãe do seu melhor amigo pode te ensinar a fazer aquela lasanha que você tanto gosta de comer quando visita a casa dele;
  5. A sua amiga blogueira pode te ajudar com as melhores dicas de decoração DIY;
  6. Um corretor ou uma imobiliária podem te ajudar a encontrar o melhor imóvel para você;
  7. O seu gerente de banco pode te ajudar a organizar as suas finanças.

Pedir ajuda é permitido! Use e abuse desse recurso.

A portal conta com uma equipe de profissionais especializadas em venda e locação de imóveis que está sempre pronta para te atender e tirar todas as suas dúvidas. Quer saber mais? Clique aqui e fale agora com um dos nossos atendentes de plantão.

Deixe seu comentário

Sobre a Portal Imóveis

A Portal Imóveis é uma empresa moderna e arrojada, que atua no mercado imobiliário desde 2000, com venda, locação e administração de imóveis no Vale do Itajaí e Litoral.

Posts recentes

Siga-nos