O que prestar atenção na visitação do imóvel?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Visitar um imóvel requer bastante atenção, pois muitos problemas podem estar escondidos dos seus olhos. Por isso separamos algumas dicas para te ajudar durante a visitação.

Se você está em busca de um imóvel para comprar ou para alugar, talvez esteja esquecendo de se fazer a pergunta principal: O que devo prestar atenção na visitação do imóvel?

A visita ao imóvel pode ser a parte mais importante do processo de encontrar o seu novo lar, ou o ponto comercial ideal para o seu negócio. Isso porque é nesse momento que você terá a oportunidade de conferir se o imóvel realmente tem condições de atender a todas as suas necessidades e também à sua lista de desejos.

Uma visitação feita sem muita atenção pode trazer diversas dores de cabeça no futuro, pois o comprador ou inquilino pode se deparar com vários problemas que não tinha percebido anteriormente. É claro que no caso da locação o laudo de vistoria ajuda a diminuir esse risco, já que ali irá constar todos os detalhes de como o imóvel se encontrava no momento que o aluguel foi fechado.

Contudo, analisar bem o imóvel já na primeira visita ao local pode evitar alguns transtornos que não irão constar no laudo de vistoria.

Como é o caso de problemas com o acesso à localização. Confira o quanto que a localização desse imóvel irá interferir na sua rotina. É fácil para chegar aos locais que você precisa? Trabalho, faculdade? Se você tem filhos, tem escolas por perto? Áreas de lazer? Supermercados, padarias, farmácias?

Analise também o transito no entorno. Será que você vai ficar preso em logos engarrafamentos todos os dias a caminho do trabalho? Se você utiliza o transporte público, existe ponto de ônibus perto, taxis ou Uber conseguem chegar até você?

Esse são só alguns dos questionamentos que você deve se fazer antes de bater o martelo. Muitas pessoas acabam se arrependendo da compra ou do aluguel de um imóvel por não pensar nesses detalhes.

Visite o imóvel em horários alternativos.

Vá até o local durante horários de pico, à noite, cedo pela manhã. Além disso, aproveite para observar a vizinhança, a segurança, a iluminação pública. Veja se há muito movimento de veículos impedindo que as crianças brinquem na rua. Ou, se acaso você precise trabalhar em casa, se há muitas crianças brincando na rua durante o dia e a acústica do imóvel não é muito boa, esse barulho te atrapalharia.

Tudo isso é possível observar com atenção realizando a visitação do imóvel em horários diferentes. Além disso, ao fazer mais de uma visita aos imóveis que você mais gostar pode te ajudar a ir eliminando candidatos, e observando esses detalhes. Outra boa dica é bater um papo com os vizinhos. Assim você pode saber mais sobre a rua, sobre o bairro, e até sobre o prédio ou o condomínio (se for o caso).

Preste atenção nas condições de conservação do imóvel

  • Pisos
  • Paredes
  • Elétrica
  • Hidráulica.

Não tenha medo de perguntar ao corretor ou ao proprietário sobre nenhum item.

Uma boa dica para as mulheres é visitar o imóvel usando salto alto. Dessa forma você consegue verificar se há algum som oco ao caminhar, o que pode indicar que um piso pode estar solto. Já nas paredes, é bom observar se há rachaduras que indiquem algum problema na estrutura do imóvel. Observe também se há manchas que podem indicar mofo.

Observar a posição do sol também é muito importante para saber se o imóvel retém muita humidade, o que pode acarretar mofo especialmente nas estações mais frias.

A parte elétrica também merece atenção na visitação do imóvel. Leve um carregador e peça para recarregar a bateria do seu celular. Assim você já testa as tomadas do imóvel. Veja também se as lâmpadas funcionam ou se há alguma fiação danificada. Já na parte hidráulica veja se há manchas de infiltrações. Abra as torneiras e chuveiros, e analise a vasão da água. Confira se ela corre na direção do ralo ou forma poças onde não deveria.

Contudo, o que mais você precisa dar atenção é: Procure ajuda profissional. Contar com um corretor de imóveis ou uma imobiliária séria pode eliminar uma boa parcela dos problemas já na visitação.

Seja claro com o corretor sobre quais são as suas necessidade, e também esteja aberto a novas possibilidades. O corretor pode te direcionar para um imóvel que pode te surpreender.

Clique aqui e fale agora com um dos nossos corretores de plantão. Deixe a Portal encontrar o seu imóvel ideal.

Deixe seu comentário

Sobre a Portal Imóveis

A Portal Imóveis é uma empresa moderna e arrojada, que atua no mercado imobiliário desde 2000, com venda, locação e administração de imóveis no Vale do Itajaí e Litoral.

Posts recentes

Siga-nos