Tendências do Mercado Imobiliário em 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Descubra o que se pode esperar do mercado imobiliário para 2022

2022 já começou, e o mercado imobiliário já segue aquecidíssimo! Ficar por dentro das tendências para o ano que se inicia pode ajudar você, que pretende ir em busca do seu imóvel ideal em 2022, refinar a sua lista de desejos.

Por isso, separamos as 6 maiores tendências do mercado imobiliário para 2022. Confira:

Ascenção do Home-Office com cômodos cada vez mais funcionais.

Essa é uma tendência pós pandemia que vem para ficar. Isso por que os cômodos funcionais e personalizáveis podem ser cada vez mais requisitados, e as construtoras e imobiliárias estão atentas a isso.

Espaços híbridos com a possibilidade de serem convertidos em escritório para home office, quarto adicional, varanda com mesa de jantar, ou junção de diversas funções em um único espaço.

Esse tipo de espaço apresenta diversas vantagens como economia de tempo e recursos, e além disso, um grande aumento na qualidade de vida dos moradores.

Processos cada vez menos burocráticos.

E a culpa é dos avanços tecnológicos e da pandemia de COVID-19. Isso mesmo, com a crise viral grandes empresas de tecnologia, como o Google, o grupo Facebook, entre outros, passaram a investir mais pesado em ferramentas digitais on-line para facilitar e viabilizar processos que antes só eram realizados presencialmente.

E o setor imobiliário também entrou nessa onda.

Assim, tendência é que cada vez mais o digital esteja presente no processo de compra, venda e locação de imóveis em 2022.

Um exemplo disso é a Assinatura de Contrato Virtual. Com criptografia avançada, a assinatura digital auxilia na autenticação de documentos, protegendo os dados dos envolvidos de forma muito segura. Além disso, o cliente evita filas, burocracia, gasto com papéis e cópias de documentos.

Tours à distância.

Essa é uma tendência que vem para ficar. Ainda na linha das inserções tecnológicas no setor imobiliário, os tours virtuais acontecem com cada vez mais frequência.

Tours virtuais 360º, lives, Open House digital, entre outras “modalidades” já estão disponíveis e sendo muito utilizadas pelos corretores e imobiliárias.

Eles permitem que o potencial comprador ou inquilino possa ver mais detalhes do imóvel antes de visitar. Dessa forma, o cliente fica um passo mais próximo da decisão de compra, e os profissionais reduzem gastos podendo mostrar o imóvel a mais interessados de uma vez. Assim, você que pretende comprar um imóvel em 2022 já pode se preparar para visitá-los do sofá de casa, pelo seu celular.

Popularização do aluguel sem fiador.

Sim! É possível e cada vez mais pessoas estão aderindo a essa modalidade de seguro locatício.

O uso do fiador como única opção para conseguir realizar uma locação de imóvel já impediu milhares de pessoas de saírem de situações de moradia que não atendiam suas necessidades.

Além disso, o uso de um fiador para garantir o pagamento da mensalidade do aluguel já foi responsável por diversas brigas familiares. Isso sem contar que ninguém quer ficar “devendo” favor a outros para conseguir o seu imóvel ideal. Por isso, a locação sem fiador vem se popularizando cada vez mais, sendo uma tendência do mercado imobiliário que só irá se expandir em 2022.

Mais condomínios horizontais e áreas de convivência mais completas.

Casas são uma tendência. Elas oferecem muito mais espaço útil e personalizável, se adaptando às necessidades dos moradores. E depois de 2 anos de pandemia e muito mais tempo gasto dentro das residências, são elas o tipo de imóvel residencial que as pessoas irão buscar cada vez mais em 2022.

Sendo assim, as construtoras já atentas à essa tendência, estão cada vez mais preocupadas em oferecer opções completas para os compradores com os chamados Condomínios Clube.

Dessa forma, os condomínios horizontais e os mini condomínios ganham forças, com casas que possibilitam uma infraestrutura mais completa e sustentável, cômodos mais espaçosos, ventilados e funcionais, e com mais facilidade para implantação de itens tecnológicos.

Além disso, os condomínios com áreas de convivência mais completas também serão cada vez mais requisitados. Piscina e Salão de festas já são considerados itens básicos, e espaços como Carwash, lavanderia comunitária, bicicletário, co-working, espaço gourmet e conveniência são cada vez mais requisitados pelo mercado.

Alta da Selic.

A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é uma taxa fundamental para diversos setores econômicos, e também para o mercado imobiliário. É ela que vai ser a referência para os principais juros cobrados no Brasil, em especial os juros de financiamentos bancários para a aquisição de propriedade imóvel.

2022 é ano de eleições presidenciais, oscilações políticas, incertezas fiscais, e, consequentemente, de altas da inflação.

Isso quer dizer que a expectativa é de que a Selic tenha uma alta significativa. O que é uma boa notícia para os investidores, pois, dessa forma, a tendência é de ocorrer uma valorização em seus bens imóveis. Um ótimo momento para quem quer vender ou locar.

Contudo, para você que deseja financiar em 2022, também não é preciso se desfazer dos seus planos. Especialistas afirmam que a Selic deve voltar a cair assim que a inflação for controlada. Além disso, para quem comprar imóveis através de financiamentos em 2022, quando a queda da Selic ocorrer será possível renegociar os juros ou realizar a portabilidade para outra instituição financeira que apresente melhores condições.

Quer encontrar o seu imóvel ideal? Clique aqui e fale com a nossa equipe!

Deixe seu comentário

Sobre a Portal Imóveis

A Portal Imóveis é uma empresa moderna e arrojada, que atua no mercado imobiliário desde 2000, com venda, locação e administração de imóveis no Vale do Itajaí e Litoral.

Posts recentes

Siga-nos