Valorizar o seu imóvel: o que você pode fazer

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Tanto para a venda quanto para a locação, valorizar o seu imóvel é muito importante, e por isso listamos algumas dicas para dar aquele up e fechar bons negócios.

Fato: Um imóvel sempre tende a se valorizar.

Mais um fato: Você pode, sim (!), ajudá-lo a se valorizar ainda mais se estiver atento a alguns detalhes que darão um “quê” a mais no seu imóvel.

Mesmo quando você opta por morar no imóvel, ainda assim ele é um investimento de alto valor. Assim, se em algum momento você decidir pela venda ou aluguel do imóvel, ele poderá servir como uma fonte de renda imediata ou de longo prazo.

Mas, se o imóvel por si só já possui um alto valor de retorno, porque eu preciso ajudá-lo a se valorizar?

Se você é um investidor, ou já percebeu que a sua casa pode render um bom retorno financeiro, o que talvez você não saiba é que com uma atenção especial, o seu imóvel pode valorizar de 20 a 30% a mais.

Tanto para a venda quanto para a locação, essa valorização é muito importante. Um cuidado mais minucioso ao imóvel, além de ajudar a aumentar o preço, aumenta também o valor agregado, dá a ele maior destaque nas buscas, melhora a avaliação e as chances de fechamento de negócios.

Por isso, separamos dicas preciosas para você dar aquele “up” no seu imóvel.

O que você pode fazer para valorizar o seu imóvel?

Muitas vezes detalhes simples já fazem toda a diferença na valorização do imóvel. Como falamos anteriormente, assim como o preço o valor agregado também interfere fortemente.

Renove a pintura.

As paredes são a primeira coisa que são vistas em um imóvel e o que dará a primeira impressão. Por isso, antes de pôr um imóvel para venda ou para a locação renovar a pintura é uma medida simples que pode valorizar bastante.

E lembre-se, utilizar cores claras e neutras também é uma boa dica para agradar a mais compradores, porém investir em uma decoração interessante (junto com um profissional), também agrega muito valor ao imóvel.

Já se você mora no imóvel e pensa em utiliza-lo como investimento no futuro, dê aquela atenção especial, cuide para que elas não fiquem sujas, e evite colagens que deixarão manchas. Tudo isso já dará uma aparência melhor ao imóvel.

Invista na iluminação.

A maioria dos profissionais de decoração e arquitetura irão concordar: A iluminação, certa ou errada, altera todo o ambiente. Ela pode dar a sensação de aconchego nos quartos, de amplitude em ambientes pequenos como as salas, ou garantir a visibilidade necessária em ambientes como cozinhas e lavanderias.

A partir disso, escolher as lâmpadas e luminárias certas é uma técnica fundamental para melhorar o visual e a funcionalidade do seu imóvel, e dessa forma, ajudá-lo a se valorizar.

Além das lâmpadas janelas grandes, que ajudem a entrar bastante luz natural também são uma ótima dica para melhorar a iluminação do imóvel.

Limpeza é fundamental.

Não é porque você está vendendo ou alugando o imóvel que você não deve se preocupar com a sujeira. No momento da visitação, por exemplo, se o imóvel e o terreno ao redor estiverem limpos, isso já será um diferencial positivo para o seu imóvel.

Se o imóvel ficar fechado por muito tempo, vale a pena realizar uma faxina antes de levar os compradores ou possíveis inquilinos ao local. Afinal de contas, todos gostamos de ambientes limpos e cheirosos, não é mesmo?

Por isso, a limpeza é fundamental para que seu imóvel se valorize.

Reparos em geral.

Elétrica, hidráulica, pisos, telhados, fechaduras. Todos esses detalhes devem estar em pleno funcionamento. Imagine um imóvel ideal, mas com infiltrações, fiação exposta, piso solto ou quebrado, telhado com goteira, fechaduras que não funcionam. O imóvel perde automaticamente muito do seu encanto e também o valor.

Invista na manutenção preventiva. Pedir que um profissional faça uma revisão em todos esses pontos é muito importante para que o imóvel não se desvalorize, e ainda, para evitar que surpresas negativas te faça perder bons negócios.

Fachada.  

Correção: A primeira coisa vista em qualquer imóvel é a fachada. E se o seu imóvel não é um apartamento você deve se preocupar em manter a fachada sempre bonita.

Cuide da pintura, mantenha os portões limpos, se preocupe com a estrutura e também com a parte estética. Os jardins devem estar bem cuidados, a grama cortada e as plantas molhadas. Afinal de contas, a casa mais bonita da rua também será mais valorizada.

Outros fatores que valorizam

Além dos itens que citamos acima, existem outros fatores que valorizam em muito o seu imóvel. Um deles é a mobília. Uma mobília simples porém de bom gosto e de material resistente já faz diferença na valorização do imóvel.  

Outro fator que pode agregar muito valor é o uso de tecnologia. Para quem pode investir um pouco mais, automatizar o imóvel proporciona uma experiência diferenciada para os novos moradores. Cortinas com fechamento automatizado, pisos aquecidos, torneiras com água quente, fechaduras eletrônicas entre outros, valoriza muito qualquer imóvel.

Assim como os fatores internos, os itens externos também fazem diferença. A localização, a segurança e a infraestrutura são alguns itens que podem ser observados por investidores antes mesmo da aquisição do imóvel.

Do mesmo modo, escolher um imóvel que seja cercado de áreas verdes também pode trazer mais valor ao seu imóvel.

Na dúvida, procure sempre um profissional habilitado para te orientar. Um corretor de imóveis e uma imobiliária séria são ideais para te direcionar em todos os detalhes antes de pôr o seu imóvel para venda ou para locação.

Gostou? Fale agora com um dos nossos corretores e tire todas as suas dúvidas.

Deixe seu comentário

Sobre a Portal Imóveis

A Portal Imóveis é uma empresa moderna e arrojada, que atua no mercado imobiliário desde 2000, com venda, locação e administração de imóveis no Vale do Itajaí e Litoral.

Posts recentes

Siga-nos